7 dicas do que não fazer em uma redação para concurso

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas pessoas relatam que o principal medo em um concurso se trata da hora de fazer a redação. Muitos concurseiros afirmam que não levam jeito para escrever, outros dizem que não sabem como escrever apropriadamente e ainda há quem acredite que não tenha criatividade suficiente.

Apesar de todos esses problemas, vários candidatos confessam que praticam antes da prova tentando escrever redações com assuntos exigidos em concursos anteriores. Essa é uma técnica útil, só que não é a única atitude que deve ser tomada para escrever uma redação de qualidade.

Se você está se preparando para escrever um texto adequado e garantir uma boa nota no seu próximo concurso, confira a seguir o que não deve ser feito para ter sucesso e mandar muito bem em toda a prova:

Nem todo o brasileiro gosta de ler. Muitos estudantes acabam pegando alguma “preguiça” de folhear os livros por não serem estimulados desde cedo a buscar por obras que estejam de acordo com o seu gosto. Por isso, pode exigir um pouco mais de esforço para fazer da leitura um costume seu.

Se você não tem o hábito da leitura, tente adicionar a leitura na sua rotina aos poucos. As vantagens para quem lê todos os dias são inúmeras. Além de proporcionar um vocabulário vasto, os leitores estão em contato com tudo de mais importante que está acontecendo no mundo. Basicamente, o tempo que você dedica a leitura pode influir consideravelmente na qualidade e na coerência do seu texto. Por isso, antes de escrever passe a ler um pouco mais.

➜ Curso em videoaulas para fazer uma Redação DEFINITIVA para Concursos

Hoje em dia, escrever se tornou uma verdadeira prova de velocidade. Seja no celular, no computador ou no tablet, todo mundo está sempre escrevendo alguma coisa. Mas, dificilmente, as pessoas estão preocupadas em escrever de maneira correta. Desta maneira, não adianta ficar reclamando da rigidez dos corretores dos seus textos nos cursos. Afinal, compreender a norma culta é uma habilidade bastante valorizada e dá uma ampla vantagem no momento de montar uma redação.

O seu texto precisa fazer sentido e ser bastante claro. Não adianta apelar para aquela história de que entenderam errado o que você quis dizer. Se você quer que a sua ideia seja compreendida facilmente, escreva de maneira objetiva e sem rodeios. Por isso, é essencial que você mantenha a coerência e não fuja do tema proposto na redação. Afinal, a fuga total do tema pode lhe render um zero e acabar com as suas chances no concurso. Uma dica simples é ler em voz alta o texto pronto e checar se está compreensível. Revisão nunca é demais.

➜ Curso em videoaulas para fazer uma Redação DEFINITIVA para Concursos

Quem nunca escutou um professor de escola lhe indicar que o um texto precisa de começo, meio e fim. Simplesmente, essa é a estrutura que a sua redação deve apresentar. Qualquer texto simples necessita apresentar uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Todos esses elementos muito bem estabelecidos em parágrafos diferentes.

Redação para Concurso - Deixar tudo apenas para a sua criatividade

Você já deve ter ouvido ou assistido algo a respeito dos livros que deram origem à série Game of Thrones, não é mesmo? Então, George R. R. Martin criou um universo totalmente da sua cabeça. Mas, o próprio autor reconhece que há dias bons e péssimos dias para a sua escrita. E esse é um dos motivos para a demora dos lançamentos dos novos livros da saga.

Se um dos maiores escritores da atualidade precisa se planejar e atrasar compromissos por causa da falta de criatividade, você não pode considerar que terá um texto excelente contando apenas com isso. Você precisa praticar, se informar, organizar as suas idéias antes de escrever e revisar tudo algumas vezes.

Redação para Concurso - Não praticar a redação antes do concurso

Você passa horas todos os dias estudando o conteúdo da prova, mas não tira nenhum minuto para praticar a redação? Não há como você achar que vai se dar bem nesse concurso. Por isso, é essencial treinar muito a escrita, a sua caligrafia, a ortografia e até o seu capricho ao transcrever o texto. No entanto, não foque apenas em assuntos que foram temas de redação em concursos passos, faça treinos também com assuntos que estão em evidencia na atualidade.

Outra boa ideia é cronometrar o tempo que você gasta para fazer o seu texto. Afinal, você vai ter um tempo limitado para realizar a sua prova. E esse treino pode evitar que você perca a calma e comprometa a qualidade da sua redação.

➜ Curso em videoaulas para fazer uma Redação DEFINITIVA para Concursos

Redação para Concurso - Não revisar antes de passar a limpo

Você não revisa o gabarito antes de entregar a prova? Então, não deixe de dar uma boa olhada na sua revisão antes mesmo de passar a limpo para o espaço oficial. Muitas vezes, você está com a ideia na cabeça e pode cometer erros mínimos de escrita e/ou concordância. Desta maneira, a revisão pode significar a garantia de alguns pontos a mais e a sua aprovação tão esperada.

 

Se você gostou desse artigo que falamos sobre o que não fazer em um redação para concurso, clique em algum dos links abaixo para ajudar a divulgar esse artigo.

Espero que tenha gostado!

Abraço e até o próximo artigo.