Atualidades para Concursos: Como devo estudar?

Tempo de leitura: 4 minutos

Diversos estudantes menosprezam a importância da matéria de Atualidades para Concursos Públicos. Por considerar que se preparar para o tema de Atualidades é ficar prestando atenção nos assuntos que estão aparecendo a mídia ultimamente, muitos acabando perdendo pontos importantes para garantir a aprovação em uma prova.

Se você também ignora a matéria de Atualidades está desconsiderando um elemento essencial: os temas abordados em Atualidades fazem parte de todas as provas para concursos públicos. Basicamente, se trata da única matéria que tem essa característica.

As provas para concursos públicos estão cada vez mais relacionadas aos dilemas atuais, cobrando do candidato não ter noção apenas do que está ocorrendo no país e no planeta, além também de dar a sua visão de tudo e indicar alternativas viáveis, especialmente, em provas que já adotaram a redação.

Pouco importa se o seu concurso está na área de Direito, de Enfermagem, de Educação, dos Bancos, dentre outros. Exigir conhecimentos atuais tem sido uma das maneiras mais usadas de filtragem dos concorrentes nos concursos mais importantes do país.

Portanto, é fundamental compreender a importância de também se preparar para encarar as questões de Atualidades, além de descobrir uma maneira adequada de estudar o assunto e se sair muito bem em qualquer pergunta sobre acontecimentos atuais em seu próximo concurso público:

Turbine seu estudo de Atualidades para Concursos

1 – Leia muito sobre o tema em diversos segmentos da mídia nacional e internacional.

2 – Estude discordância no tema para se preparar para o próximo concurso.

3 – Quanto mais você compreender das diversas visões sobre um certo tema, maior será a sua capacidade de argumentação e compreensão sobre assuntos atuais.

4 – Pare de se concentrar apenas em quem concorda com os seus princípios e com os valores que você defende diariamente. Ler visões opostas é essencial para notar os erros em seus próprios argumentos.

5 – Faça redações sobre os principais temas.

6 – Teste frequentemente a sua habilidade de argumentação a respeito de assuntos atuais elaborando textos e mais textos. Mesmo que você leia e interprete muito bem todas as informações, expressar a sua opinião é totalmente diferente. Por isso, treinamento nunca é demais.

7 – Além de articular a sua habilidade de escrita, você ainda exercita a sua memória e ganha mais conta com os principais fatores desses respectivos assuntos.

Debates sobre temas atuais

O programa Roda Viva é uma das atrações mais importantes e renomadas da televisão nacional, que entrevista personalidades, esportistas e intelectuais brasileiros e de diversas partes do planeta na TV Cultura. O interessante é que os convidados são especialistas consagrados no seu setor e são sabatinados também por especialistas na mesma área, o que gera uma conversa rica em conhecimento. Todo o conteúdo pode ser engraçado no canal do Roda Viva no Youtube: www.youtube.com/user/rodaviva.

O TED Talks se trata de diversas conferencias feitas em diversos países do mundo com o objetivo de espalhar boas idéias. São muitos encontros falando de temas atuais e que podem ser vistos gratuitamente. Boa parte do acervo está em português ou conta com legendas. Esse site pode trazer diversas informações para enriquecer os seus argumentos para redação. Acesse: www.ted.com/talks?language=pt-br&sort=newest.

Se você nunca ouviu falar do site CurtaDoc está perdendo uma excelente fonte de conteúdo para os seus próximos concursos. O site possui um grande acervo de curtas sobre diversos assuntos que podem ser abordados o seu próximo concurso. O conteúdo do site é separado por assunto para facilitar a pesquisa. Confira: curtadoc.tv/acervo.

Mesmo que seja muito famosa pelos ensaios femininos, a Revista Trip conta com edições bastante interessantes repercutindo vários temas da atualidade. A cada edição um novo assunto é abordado, o que gera um aprofundamento na discussão. Confira: revistatrip.uol.com.br/revista.

O El País possui uma equipe de qualidade para tratar a respeito de assuntos atuais. Vários desses repórteres são representantes de jornais e revistas, mas que estão acessíveis gratuitamente no portal do El País. Acesse: brasil.elpais.com/seccion/opinion.

A Revista Piauí conta com textos muito bem feitos e que são de extrema qualidade. A leitura do conteúdo da revista concederá diversos argumentos críticos e ampliará a sua capacidade de argumentação para a criação de uma redção. No entanto, nem todos os artigos da edição mensal são liberados na internet, só que as edições anteriores estão totalmente online. Acesse: revistapiaui.estadao.com.br/outras-edicoes.

Desde 2003, a Agencia Brasil passou por uma transformação e tem se dedicado a assuntos como política nacional e internacional, movimentos sociais e a cobertura civil organizada. Os jornalistas criam conteúdo em diversas mídias: internet, televisão e rádio. Desta maneira, tudo está acessível gratuitamente e pode ser usado sem nenhum problema em outros sites de notícias. Acesse o site aqui.

Se você gostou do artigo de como estudar atualidades para concursos que apresentamos aqui, clique em algum dos links abaixo para ajudar a divulgar esse artigo.

Espero que tenha gostado!

Abraço e até o próximo artigo.