Dicas essenciais de português para concursos públicos

Tempo de leitura: 5 minutos

O concurso público é uma alternativa de conseguir emprego bastante visada no Brasil, especialmente, em uma fase conturbada que afeta todos os setores da economia. Por isso, quem tem a possibilidade de se preparar para os concursos investe tempo e dinheiro a fim de conquistar uma vaga no funcionalismo público. Afinal, quem não gostaria de contar com estabilidade no serviço, plano de carreira e diversas bonificações?

No entanto, ninguém deve considerar que essa seja uma tarefa fácil. A realização de concursos públicos tem caído consideravelmente nos últimos meses e a taxa de concorrentes sempre é bastante alta. Desta forma, a dedicação precisa ser uma das principais armas de quem deseja ser aprovado.

Mas, como fazer para facilitar esse processo de preparação? Confira a seguir algumas dicas para maximizar o seu tempo de estudo em uma das disciplinas mais comuns nos concursos públicos: língua portuguesa.

Dicas essenciais de português para concursos públicos

Dicas de português para concursos públicos

Não importa a área de atuação, você pode ter a certeza de que encontrará no edital do seu próximo concurso algum conteúdo direcionado para a matéria de português. Sendo assim, estudar essa disciplina pode se tornar uma espécie de vantagem para a sua preparação, já que você estará sempre preparando para a prova independente do cargo a disposição.

1 – Leia muito e sempre

A compreensão e interpretação textual podem ser extremamente úteis para quem está se preparando para um concurso público e não pode pensar em se limitar apenas às questões de português. A partir da interpretação correta de uma pergunta de qualquer matéria, o candidato pode ter uma enorme vantagem frente aos demais que demoram a compreender a mensagem.

É de conhecimento geral que o brasileiro não tem o hábito de ler e pouquíssimos são aqueles que leram mais de cinco livros na vida. Portanto se você deseja a aprovação em algum concurso a curto ou médio prazo, a leitura precisa ser acrescentada a sua rotina de vida.

Além de ser um trunfo a mais para a analise de perguntas e respostas, a leitura também atua como uma maneira de expandir os seus horizontes. Você pode nunca ter pisado na Europa, mas, aprende muito sobre o Velho Continente a partir de obras literárias e esse exemplo pode ser estendido para diversos assuntos.

Vale destacar ainda que é praticamente impossível escrever bem sem ler frequentemente. Então, se a sua próxima prova exige a produção de uma redação, a leitura se torna em algo essencial para garantir um bom desempenho.

Afinal, a leitura aumenta o seu vocabulário, melhora a sua interpretação, amplia seus horizontes, aprimora a sua concordância verbal e facilita a sua percepção no momento de pontuar frases. E caso se sentir estressado ou muito cansado, ler também pode ser uma excelente maneira de relaxar e se divertir ao mesmo tempo.

2 – Escreva diversas redações

Ler frequentemente é o primeiro passo para conseguir escrever uma redação de qualidade. O outro ponto essencial é treinar muito, afinal, não adianta apenas contar com a inspiração no momento da sua prova. O português para concurso público é fundamental, mas, a redação também começa a ter bastante peso no quesito de classificação dos candidatos.

Por isso, faça, refaça e analise as suas redações produzidas. E tenha sempre o cuidado de escrever de próprio cunho com a letra legível e sem rasurar as páginas, porque você não terá uma segunda chance para passar a limpo a sua redação. Um truque simples e eficiente no momento de correr os textos é ler em voz alta. Desta forma, você consegue captar erros gráficos e também de concordância. Às vezes, ao ouvir você pode substituir uma expressão por algo mais adequado ao seu objetivo.

3 – Faça exercícios com freqüência

O português para concurso público é essencial, mas não adianta apenas focar a sua preparação na teoria. Muitos candidatos tem a impressão errônea de que para se sair bem na língua portuguesa basta decorrer regras de pontuação e acentuação. Isso é muito pouco.

Então, uma possibilidade interessante é procurar pelas provas anteriores de seu próximo concurso e refazer os exercícios de português dentro do tempo programado para a prova oficialmente. Basicamente, o indicado é consultar o edital atual e checar quantas questões serão exigidas. A partir daí, separe algumas perguntas e tenta fazer dentro de um tempo razoável para não atrapalhar seu desempenho nos demais exercícios.

4 – Analise materiais de diversos posicionamentos

Não fique preso em apenas uma fonte de pesquisa. Não se limite a acompanhar as últimas notícias somente em um canal de televisão ou portal de notícias. A pluralidade das opiniões serve para fortalecer os seus argumentos e lhe apresentar outros posicionamentos. Desta maneira, você estará conhecendo novas vertentes e também ganhando mais embasamento para a produção de sua redação. Além disso, você tem a internet a sua disposição para buscar por videoaula, artigos, exercícios, apostilas, livros, regras e tudo o que necessita para se sair muito nessa disciplina especifica no próximo concurso.


Se você gostou do artigo com dicas essências de português que apresentamos aqui, clique em algum dos links abaixo para ajudar a divulgar esse artigo.

Espero que tenha gostado!

Abraço e até o próximo artigo.